Ajude o PAU a crescer. Divulgue no TT!

sábado, 1 de maio de 2010

OS POEMAS QUE NÃO TENHO ESCRITO


Os poemas que não tenho escrito
                                                 porque
trabalhando num banco me interrompiam a toda hora
ou tinha que ir à venda e à horta
                      — quando o poema batia à porta,
os poemas que não tenho escrito
                                                 por temer
descer mais fundo no escuro de minhas grotas
e preferir os jogos florais
                 de uma verdade que brota inócua,
os poemas que não tenho escrito
                                                porque
meu dia está repleto de alô como vai volte sempre obrigado
e eu tenho que explicar na escola o verso alheio
quando era a mim próprio
                                     que eu me devia explicado,
os poemas que não tenho escrito
                                                porque gritam
ou cochicham ao meu lado
                        ligam máquinas tocam discos e ambulâncias
passam carros de bombeiro e aniversários de criança
                                   e até mesmo a natureza solerte
se infiltra entre o papel e o lápis
                          inutilizando com sua presença viva
                          minha escrita natimorta,
os poemas que não tenho escrito
                                                                    porque
na hora do sexo jogo tudo para o alto
e quando volto ao papel encontro telefonemas e prantos
a exigência de afetos, planos e reencontros
me deixando lasso o pênis e um remorso brando no lápis
esses poemas que não tenho escrito
como um ladrão escapando pelas frestas
ou covarde devorado por seus medos
                                                     e persas
esses poemas que não tenho escrito
                                                      esses poemas
estão lá dentro
                      me espreitando
alguns já ressecados
                               outros ressucitando
outros me acudindo
                             muitos me acenando
                                                            batendo à porta
                                                            — me arrombando
                             me invadindo a sala
                             com falas corretoras
                             enciclopédias e planos
esses poemas estão lá dentro
                                            latentes
                                            me apertando
                                            atando
                                            sufocando
e qualquer dia me encontrarão
                                            roxo e acuado
                                            senão boiando e afogado
— numa sangria de versos desatada.


Affonso Romano de Sant'Anna

3 comentários:

  1. Ei, amore...

    É mais ou menos por essas e por outras que não tenho escrito poemas, tá vendo...?

    Mas eles estão aqui... só temo essa sangria desatada!

    Adorei, viu?

    Meu pai sempre gostou de ler muito... Aliás, gosta, até hoje! Aprendi com ele e minha mãe a amar os livros e a leitura... Entre as centenas de livros que circulavam pela minha casa, havia dois livros de Affonso Romano de Sant'ana (Sim, na minha casa havia livros dos mais diversos autores, de Machado de Assis à Cassandra Rios!! E, sim, eu li Cassandra Rios ainda bem novinha... rsrs), e eu adorava!

    Tinha tempo que não lia nada dele, que gostoso relembrar...

    Beijos, amore, gostei demais da conta!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Pois é, por isso tenho escrevido pouco mesmo... mas o q me assusta mais é essa história do 'pênis lasso', amore!rsrs
    Depois posto a bio dele e mais poesias q já separei.
    Xêro a todas!!

    ResponderExcluir
  3. Well

    Belo poema pra ser apreciado a qualquer hora. Vc sempre descobre preciosos tesouros da Literatura. Amei o poema. E pesquisarei a respeito do autor. Tenha um bom domingo.
    Bjusss, Sil

    ResponderExcluir

Comentacomentacomentacomenta!